marasmo
Marasmo é uma forma grave de desnutrição, que consiste na crônica definhamento de gordura, músculos e outros tecidos do corpo. A desnutrição ocorre quando o organismo não recebe proteínas e calorias suficientes. Esta falta de alimentação pode variar de uma falta de certas vitaminas para completar inanição. Marasmo é uma das formas mais graves de desnutrição protéico-energética.
A desnutrição constitui um problema universal de saúde publica em países subdesenvolvidos. Sua forma primaria resulta da pobreza, das más condições ambientais e da marginalização social em que vivem certas populações de áreas urbanas periféricas e/ ou rurais, afetando principalmente as crianças com idade inferior a 5 anos.
No Brasil, a incidência varia de acordo com o desenvolvimento socioeconômico regional, havendo altas taxas no Norte e no Nordeste e em bolsões de pobreza na periferia das grandes cidades do Sudeste e do Sul. O numero de crianças no Brasil em 1995, segundo o IBGE, era da ordem de 65 milhões; estima-se que 6 milhões de crianças como idade inferior a 5 anos apresentam algum grau de desnutrição, sendo que 300.00 apresentam desnutrição grave.
2.0 Desenvolvimento
2.1 - DEFINIÇÃO Má nutrição ou desnutrição energético-protéica (DEP) é o termo adotado pela OMS/FAO (1973), definindo-a como “uma gama de condições patológicas com deficiência simultânea de proteínas e calorias, em variadas proporções, que acomete preferencialmente crianças de pouca idade e comumente associada com infecções”. Antigamente, o termo adotado era de desnutrição calórico-protéica. Como caloria é apenas uma unidade de energia que está sendo substituída por joule, o nome DEP foi adotado.
O marasmo é caracterizado como a perda de massa muscular e a depleção do conteúdo corporal de lipídeos. É a forma mais comum de desnutrição protéico-energética e é causada pela ingestão inadequada de nutrientes, especialmente calorias totais. Essas