mar1
Diante das grandes mudanças ocorridas na sociedade, grande ênfase tem sido dada as questões que cercam o processo de ensino - aprendizagem, constatando-se que a pedagogia tradicional ou seja, transmissão de conhecimento, na importância do conteúdo e na experiência do professor a sua metodologia tem sido insuficientes para enfrentar as realidades atuais.
É importante ensinar o aluno a ter uma “atitude científica”, pautada em experiências vividas, e isso depende da metodologia de ensino - aprendizagem adotada pelos professores. Uma das possibilidades de ministrar o ensino de ciências seria adotar uma metodologia em que o aluno elabore o conhecimento por meio da resolução de problemas ou problematização.
A pedagogia problematizadora, dentro de uma visão de educação libertadora, acredita na educação como uma pratica social, pois o aluno participa de seu processo de aprendizagem na medida em que toma decisões, se tornando um agente de transformação social.
Trata-se da uma pedagodia centralizada na realidade, que busca participação critico-criativo do aluno com uma proposta que se fundamenta na intencionalidade do questionamento a respeito do mundo e da realidade em que se vive.
A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando a percepção daquilo que é inédito. Neste processo, o ponto de partida é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivencia de trabalho, situando-se na observação da realidade, no reconhecimento da sua experiência previa e na sua busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas.
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez
A metodologia adotada do ponto de vista teórico estará enfocada na Teoria da Problematização, com as cinco etapas do Arco de Maguerez :
1) Observação da Realidade,
2) Identificação dos Problemas-Pontos Chaves,
3) Teorização,
4) Hipóteses de Solução – Planejamento,
5) Aplicação – Execução da ação (Prática).