ESTUDO PROPOSTAS DO MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO NOVA OU ESCOLA NOVA- Ovide Decroly
Ao pensarmos em: “Avanços tecnológicos, guerras e revoluções marcaram o início do século XX. Refletindo as marchas e contramarchas de um mundo perplexo ante os avanços na Medicina e em outras ciências – que prenunciam uma vida mais longa para um maior número de pessoas -, numerosos educadores procuram introduzir idéias e técnicas que tornem o processo educativo mais eficiente, eficaz e mais realizador para o ser humano” (Piletti, Claudino e Piletti Nelson).
O ALUNO COMO CENTRO
“A escola de repente, colocada no centro de um amplo movimento de idéias e de propostas de reforma, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades. Entretanto, apesar de todas as idéias e propostas que surgiram, parece que a escola, resiste a transformar-se e mantém-se, em muitos aspectos, parecida com a escola tradicional: uma sala de aula com carteiras enfileiradas, lousa, giz e um professor tentando fazer das tripas coração para ensinar o mínimo de conteúdo, e quando consegue.
O estudante só apreende na medida em que aquilo que é ensinado é significativo para esse estudante, é compreendido como capaz de satisfazer suas necessidades. “Dessa forma, passa-se a entender que todos os programas de ensino devem ter as necessidades dos alunos, no contexto do mundo em que vivem como ponto de partida para que sejam alcançados os objetivos educacionais mais amplos.” “Por um lado, na concepção da educação, o estudante passa a ser visto como o centro e o sujeito do processo educativo; por outro lado, os métodos ativos de aprendizagem passam a ser cada vez mais considerados como os mais adequados para a eficiência do processo educativo”. (Piletti, C e Piletti, N).
Métodos Ativos- ou - Correntes educacionais derivados do pragmatismo
Segundo, Madre F. Peeters e Madre Mª Augusta de Cooman encontram em sua definição de pragmatismo (do grego, pragma – ação) é a doutrina da Ação. É herdeiro legítimo do protestantismo