YESHUA
(Artigo de Juanribe Pagliarin*)
Cinco dias antes de ser preso e crucificado, Jesus fez um resumo da Historia bíblica e contou, com detalhes surpreendentes, o que aconteceria com Ele naquela Páscoa do dia 9 de abril, no ano 27 d.C.
E tudo isso em uma breve Parábola, o que demonstra o seu alto grau de inteligência e síntese. E mais: na mesma Parábola, contou o que aconteceria com Jerusalém e Israel, depois da Sua morte...
Ler a Parábola da Vinha Arrendada é tomar ciência de que nada ocorreu por acaso ou de forma descontrolada. E que Ele realmente é QUEM a Escritura afirma ser: DEUS SALVADOR, tradução de Seu nome hebraico YeHoSHua.
Quero lembrar que “Parábola” é um estilo de conto em forma de enigma, onde as palavras dizem uma coisa, mas significam outra. A sua interpretação se dá por estudo e comparação. Faço questão de explicá-la miudamente depois, para que você tenha um entendimento mais completo dos fatos.
Vamos a esta impressionante Parábola profética, contada por JESUS:
“Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e edificou uma torre. Depois, arrendou-a a uns lavradores e partiu para fora da terra, por muito tempo.
No tempo próprio, enviou um servo aos lavradores para que deles recebesse do fruto da vinha. Mas estes, apoderando-se dele, o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.
E tornou a enviar-lhes outro servo. E a este, apedrejando-o, o feriram na cabeça e, afrontando-o, mandaram-no vazio.
Então enviou ainda outro e a este mataram. E a outros muitos, dos quais a uns espancaram e a outros mataram.
Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros. E fizeram-lhes o mesmo.
Disse o senhor da vinha: Que farei?
Ora, tinha ele ainda um, o seu filho amado.
Então, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito.
Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e a