Marés
O NMM possui muitas aplicações. É, por exemplo, utilizado como referência para se mensurar as altitudes dos acidentes topográficos, especificar curvas de nível e suas cotas (nos mapas e plantas cartográficos) etc. Em aeronáutica, é utilizado para cálculo da altitude de densidade de uma aeronave ou um aeródromo.
Um conceito relacionado ao NMM é o de zero hidrográfico, que em geral é utilizado em hidrografia costeira e na medição de profundidades de portos e barras. Na maior parte dos casos, o zero hidrográfico é feito coincidir com o nível médio do mar, ou ter com ele uma relação simples e constante.[carece de fontes] Índice [esconder] * 1 Definição do nível de referência * 2 Medição do nível médio do mar * 2.1 Extensão do conceito - a utilização dos geóides * 3 Variação temporal e espacial do nível do mar * 3.1 Variação temporal * 3.2 Variação espacial * 4 Variação do nível do mar e as mudanças climáticas globais * 5 Referências * 6 Ver também * 7 Ligações externas |
-------------------------------------------------
Definição do nível de referência [editar]
Embora pareça uma questão de resolução simples, a determinação da superfície de referência a partir da qual determinar o nível médio do mar oferece grande complexidade: por um lado o nível do mar não é de todo constante, variando constantemente em função da ondulação, das marés, da pressão atmosférica, temperatura das águas do mar e de múltiplos outros factores cíclicos que sobre ele actuam com períodos que variam de segundos a vários anos.
Para além dos factores de natureza cíclica e dependentes de circunstâncias astronómicas ou meteorológicas, o nível do mar está ainda sujeito aos efeitos das variações impostas pela eustasia, o que torna a determinação do seu nível médio deveras complexa.
Por outro lado, à complexidade