Massa especifica
MASSA UNITÁRIA DO AGREGADO MIÚDO EM ESTADO SOLTO
APARECIDA DE GOIÂNIA
2014
MASSA UNITÁRIA DO AGREGADO MIÚDO EM ESTADO SOLTO Objetivo: Determinar a massa unitária do agregado miúdo através de ensaio realizado no laboratório de concreto do Campus Aparecida de Goiânia do IFG. A massa unitária de agregado é a relação entre sua massa e o seu volume, incluindo o volume dos vazios presentes entre os grãos do material.
Fundamentação Teórica: Massa unitária: De acordo com a NBR 7251 é “a relação entre a massa do agregado seco contida em determinado recipiente e o volume deste”, ou seja, é a massa do agregado seco sobre o volume do agregado mais o volume dos vazios existentes entre os grãos do material. Onde:
É importante determinar a massa unitária do agregado para que o traço em volume do concreto seja mais preciso, garantindo assim um controle mais rigoroso do material a ser empregado.
Materiais:
Os matérias que foram utilizados na realização deste experimento são:
• Balança de precisão com limite de 100kg
• Recipiente quadrado de volume 15 dcm³ e massa de 3,16 kg
• Areia
• Caneco
• Régua
Metodologia:
Este experimento foi repetido três vezes. Depois com os resultados obtidos, foi feita a média dos valores encontrados e calculados os erros com base nesses três valores. E por último, com base na média foi feito o cálculo da massa unitária. Primeiramente, com o recipiente totalmente vazio e limpo, a areia foi sendo colocada no mesmo com a ajuda do caneco. A areia foi sendo despejada do caneco a uma altura de no máximo 10 cm do fundo do recipiente, como mostra a figura:
Imagem 01: Colocação da areia no recipiente com a ajuda do caneco
O recipiente fora preenchido até a superfície, e com a ajuda da régua a quantidade de areia que ultrapassou a superfície do recipiente foi retirada. Depois com recipiente totalmente