Sitemas
Diagrama de Classes
O Diagrama de Classes é composto por suas classes e pelas associações existentes entre elas, ou seja, os relacionamentos entre classes.
Persistência
Em muitos casos pode ser necessário preservar de maneira permanente os objetos de uma Classe, ou seja, a Classe precisa ser persistente. Uma Classe persistente apresenta muitas semelhanças com uma entidade, como as definidas no antigo Modelo Entidade-Relacionamento utilizado para definir as estruturas de tabelas em bancos de dados relacionais.
Classes, Atributos e Métodos
O Diagrama de Classes não se preocupa em definir as etapas que os métodos deverão percorrer quando forem chamados, sendo esta uma função atribuída a outros diagramas, como os diagramas de
Sequência ou Atividades.
Cliente
+CPF : long
+Nome : char = [30]
+Endereço : char = [30]
+Consultar (CPF :long)() : int
Uma Classe, na linguagem UML, é representada como um retângulo com até três divisões, descritas a seguir: A primeira contém a descrição ou nome da classe.
A segunda armazena os atributos e seus tipos de dados.
Finalmente, a terceira divisão lista os métodos da classe.
Métodos podem receber valores como parâmetros e retornar valores que podem tanto ser o resultado produzido pela execução do método, como simplesmente um valor representado se o método foi realizado com sucesso ou não.
Os símbolos de mais e menos na frente dos atributos e métodos representam a visibilidade dos mesmos, o que determina quais tipos de classe podem utilizar o atributo ou método em questão. Existem basicamente 3: pública (+), protegida (#) e privado (-).
Relacionamentos
As classes costumam ter relacionamento entre si, com o intuito de compartilhar informações e colaborarem umas com as outras para permitir a execução dos diversos processos executados pelo sistema.
1
Universidade Estácio de Sá - Análise Orientada a Objetos
Associações
Uma associação