Maquinas de corrente continua
Máquina de Corrente Contínua
A máquina C é um dos 3 tipos básicos de máquinas elétricas (existem ainda máquinas síncronas e máquinas de indução) que tem sido largamente usada na indústria, principalmente quando se necessita de variação de velocidade, uma vez que ela é capaz de fornecer torque numa ampla faixa de velocidades. A sua importância vem diminuindo nos últimos anos devido ao fato de que máquinas de indução e máquinas síncronas alimentadas por conversores estáticos permitirem igualmente variação de velocidade bastante de forma muito eficiente. Neste capítulo é feita uma introdução sobre o princípio de funcionamento e principais características da máquina de corrente contínua.
1. Princípio de Funcionamento das Máquinas Elétricas
N S u B N S eL
_u Figura 1 - Princípio de funcionamento das máquinas elétricas
Apostila Máquina C - Prof. Luís Alberto Pereira - PUCRS-DEE 2
Todas as máquinas elétricas funcionam segundo o princípio da indução eletromagnética, o qual se encontra ilustrado na figura 1. De acordo com este princípio, em todo condutor elétrico que se movimenta com uma dada velocidade dentro de um campo magnético surge uma tensão entre os seus terminais. A tensão obtida por meio deste fenômeno é chamada de tensão induzida, a qual é dada pela seguinte expressão: e - tensão induzida (Volts) B - indução magnética do campo (Tesla) L - comprimento do condutor (m) u - velocidade do campo na direção perpendicular ao campo magnético (m/s)
1.1 Princípio de Funcionamento Aplicado ao Gerador de Tensão NS e L
N S u B Figura 2 - Princípio de indução aplicado ao gerador de tensão
Apostila Máquina C - Prof. Luís Alberto Pereira - PUCRS-DEE 3
O condutor analisado anteriormente, quando ligado a uma carga, faz com que circule uma corrente pela mesma, conforme mostra a figura 2. O esquema na figura 2 representa, assim, um gerador elétrico elementar, cujo princípio