Máquinas de Corrente Continua
Introdução
Uma máquina de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia eléctrica (gerador) ou energia eléctrica em energia mecânica (motor). Apesar de a distribuição e transporte da energia eléctrica, hoje em dia, ser em corrente alternada os motores de corrente continua têm uma grande aplicação na indústria sendo que eles permitem a variação de velocidade. Actualmente os componentes electrónicos de corrente alternada já são capazes de controlar a velocidade do motor assíncrono facilmente e pelo seu menor custo e recursos de aplicação estão a substituir os motores de corrente continua na maior parte das aplicações.
Constituintes da máquina de corrente contínua
Rotor
Parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolvido num enrolamento chamado de enrolamento de armadura e o anel comutador. Este enrolamento suporta uma alta corrente em comparação ao enrolamento do campo e é o circuito responsável por transportar a energia proveniente da fonte de energia.
Anel comutador
Responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento da armadura, constituído por um anel de material condutor, segmentado por um material isolante de forma a fechar o circuito entre cada uma das bobines do enrolamento da armadura e as escovas no momento adequado. O anel é montado junto ao eixo da máquina e gira junto com a mesma. O movimento de rotação do eixo produz a comutação entre os circuitos dos enrolamentos.
Estator
Parte estática da máquina, montada a volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Também é constituído por um material ferromagnético, envolvido num enrolamento de baixa potência chamado enrolamento de campo que tem como função de produzir apenas um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura. Nalgumas máquinas comercializadas no mercado é possível encontrar