observação psicot
Professora: Claudia / PSS
Tema: Relação Patrão funcionário
Foi observado durante 40 minutos em uma copiadora a relação do dono da mesma com seus funcionários. O que percebi foi que o empregador buscava manter uma boa relação com seus empregados, os tratando muito bem e com respeito. Tudo o que ele pedia para que fosse feito com relação ao trabalho era sempre com muita cordialidade. Era notório que ele se esforçava para manter uma relação tranqüila e de harmonia no local e sendo tratado da mesma maneira pelos mesmos.
Observando o cotidiano dessa empresa me veio à reflexão de que a relação entre o Empregador e seus colaboradores é caracterizada por emoções como sinceridade, traição, confiança entre outras coisas. Os patrões esperam que seus subordinados tenham qualidades profissionais, sinceridade afetiva e propriedade moral para realizar as tarefas e entregar os resultados. Por outro lado é complicado medir a sinceridade e a confiança dos mesmos durante a avaliação de desempenho. Porem para que isso aconteça de maneira esperada é necessário que o empregador entenda que devera sempre existir uma postura de liderança, onde esse líder assumira os seus valores como os mesmos da empresa, e com essa verdade de valores sendo passado de maneira correta para os empregadores haverá então a qualidade e eficiência do serviço esperado. Porque para produzir o que se espera é necessário que aja uma relação mútua de respeito onde esses valores morais e éticos tanto pessoais como empresarial, sejam passados para seus colaboradores para que os mesmo possam assumir a postura esperado pelo patrão.
Então para manter as perspectiva de ambas as partes alinhadas em um mesmo objetivo é necessário o dialogo franco, para que assim surja a uma relação de confiança entre eles. Porque os chefes precisam ter confiança de que seus funcionários seguirão suas orientações e os colaboradores devem confiar que seu líder ouvirá suas