Máquinas de corrente contínua
1.1 – Definição
Denominamos “máquina de corrente contínua” toda máquina que possui em seus terminais tensões e correntes unidirecionais. A conversão de energia da forma elétrica para forma mecânica ou vice-versa, em máquinas, geralmente se processa por meio de grandezas alternadas, mas a máquina de corrente contínua possui um elemento chamado comutador, que retifica, através do movimento, as grandezas alternadas.
1.2 – Representação esquemática
Existem símbolos normalizados destinados à representação de máquinas de corrente contínua em esquemas elétricos (Fig. 1.1). Na figura 1.1 apresentam-se os símbolos
1.3 - Classificação
Baseando-se no princípio de funcionamento, as máquinas de corrente contínua podem ser classificadas em:
Motores de corrente contínua: máquina de corrente contínua que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação;
Geradores de corrente contínua: máquina que converte energia mecânica de rotação em energia elétrica
2 - Princípio de funcionamento
O funcionamento de uma máquina de corrente contínua se baseia na indução eletromagnética. Embora a construção mecânica de motores e geradores CC seja muito parecida, as suas funções e, portanto, seu funcionamento, são bastante diferentes. Sendo assim, será explicado separadamente.
2.1 - Motores CC
Em torno de um condutor que conduz corrente elétrica, há um campo magnético (Figura 2.1-b). Quando este condutor é colocado em outro campo magnético, ilustrado na Figura 2.1-a, os dois campos interagem.
a) Campo magnético principal (enrolamento de campo) b) campo magnético do condutor (enrola. de armadura)
Figura 2.1 – campos magnéticos presentes no funcionamento de um motor
Como os campos magnéticos nunca se cruzam, as linhas dos dois campos se acumulam em um lado e se anulam mutuamente no outro lado, produzindo campos fortes e fracos, respectivamente (Figura 2.2).
a) linhas se