Maquinas de Corrente Continua
Quase todas as pessoas vivem e trabalham no extremo de um circuito elétrico. Diferentes formas de energia podem ser convertidas em eletricidade (energia elétrica). O gerador elétrico é o dispositivo que transforma energia mecânica em energia elétrica. Os geradores são usados para fornecer quase toda a energia elétrica usada atualmente. Um dos nossos principais problemas é encontrar fontes de energia para o acionamento desses geradores. Por este motivo, torna-se cada vez maior a necessidade de novas fontes alternativas de energia. Embora seja grande a variedade de geradores, verificaremos que todos eles são basicamente muito semelhantes. Todos os geradores usam a interação entre condutores em movimento e campos magnéticos (ou vice-versa). É importante lembrarmos que o funcionamento dos geradores e motores de CC e de CA depende simplesmente da interação de campos magnéticos e condutores percorridos por corrente elétrica.
Máquina de Corrente Contínua - GERADOR DC
Os geradores de corrente contínua são máquinas cc/dc usadas como geradores. É importante lembrar que não existe diferença entre o gerador e o motor, exceto pela direção do fluxo de potência.
2.2 – COMPONENTES DA MÁQUINA CC A figura abaixo mostra um corte de uma máquina CC comercial típica, simplificada para dar ênfase às partes principais.
2.3 – PERDAS E EFICIÊNCIA DE UMA MÁQUINA CC
As perdas nos geradores e motores consistem nas perdas no cobre dos circuitos elétricos (enrolamento da armadura e enrolamento de campo), nas perdas no ferro dos circuitos magnéticos (núcleo do rotor e estator) e nas perdas mecânicas produzidas pela rotação da máquina. As perdas incluem: Perdas elétricas (ou no cobre), perdas no enrolamento da armadura , perdas nos enrolamentos , no campo em derivação.
2. Perdas rotacionais.
2.1. Perdas mecânicas.
(a) Perdas por atrito.
2.2. Perdas no núcleo (ou no ferro).
(a) Perdas por correntes parasitas.
(b) Perdas por histerese.