Máquinas de Corrente Continua
RELATÓRIO II – EXPERIMENTOS COM MÁQUINAS DC
Santa Cruz do Sul, junho de 2013
Guilherme Schmidt
Maicon Valandro
RELATÓRIO I – EXPERIMENTOS COM MÁQUINAS DC
Relatório acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Santa Cruz do Sul como critério de avaliação na disciplina de Máquinas Elétricas I, ministrada pelo Prof. Fabrício Antônio Egert, no semestre 1/2013.
Santa Cruz do Sul, junho de 2013
INTRODUÇÃO
Conhecer o funcionamento das máquinas elétricas é de fundamental importância para o profissional de engenharia. As máquinas de corrente contínua, principalmente, devido aos seus aspectos construtivos mais complexos, merece uma atenção especial.
Por esse motivo, a máquina de corrente contínua foi o objeto de estudo da prática de laboratório cujo relatório de ensaios está apresentado a seguir.
OBJETIVO
Desenvolver e aprimorar os conhecimentos relativos a motores de corrente contínua através de testes e práticas experimentais. Os motores abordados serão: motor paralelo (shunt), motor série e motor série-paralelo (compound).
1. Motor Shunt sem carga
A montagem se dá em paralelo, ou seja, ligando o shunt em paralelo com a armadura e posteriormente à alimentação. Pode-se ainda ser inserido um reostato em serie com o shunt para diminuir o fluxo gerado e aumentar a velocidade, como é o caso do procedimento.
O experimento se resume a aplicar as configurações devidas, tais como, definir a resistência inicial no valor máximo (na posição 100% do reostato) e colocar o motor em funcionamento. Posteriormente definir o motor de arranque para zero e com a ajuda de um tacômetro digital portátil, medir a velocidade de rotação.
A tensão utilizada foi de 220 V o que gerou uma velocidade de 2115 rpm. Foi possível observar ainda que a variação da tensão gere uma variação