fezes
A África subsaariana corresponde à região do continente africano a sul do Deserto do Saara, ou seja, aos países que não fazem parte do Norte da África. Efetivamente, o Deserto do Saara, com os seus cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados, forma uma espécie de barreira natural que divide o continente africano em duas partes muito distintas quanto ao quadro humano e econômico.
Ao norte encontramos uma organização sócio - econômica formando um mundo islamizado e ao sul temos a chamada África Negra. A África Subsaariana apresenta baixíssimo IDH (índice de desenvolvimento humano), caracterizado pela alta concentração de pobreza e pela fome que assola grande parte da população. Mais de 30 % dos subsaarianos sofrem de fome crônica. Altas taxas de nascimento e altas taxas de mortalidade, principalmente as altas taxas de mortalidade infantil. Dos 19 países com taxa de mortalidade infantil acima de 100 por mil habitantes, 19 encontram-se na África Subsaariana Serra Leoa, 165 mortes por mil habitantes. Todos são vítimas da sua condição socioeconômica são necessárias algumas melhorias Urgente tais como: Saúde e Alimentação para a erradicação de doenças melhor infraestrutura hospitalar distribuição de medicamentos informação sobre doenças contagiosas.
Saúde
As condições são precárias no sistema de saúde faz com que as endemias se propaguem pelo continente, aumentando de forma grandiosa a mortalidade no continente. Segundo a organização “ Médico Sem Fronteira” , de 10 pessoas infectadas por malária 9 são africanas. Ela é a doença que mais mata crianças na África. Segundo a Organização Mundial da Saúde 2/3 de todos infectados pela AIDS estão na África, a doença já matou mais de 17 milhões de pessoas. Algumas Organizações não governamentais como “ Médico Sem Fronteiras” são responsáveis pela ajuda as populações da África.
Algumas doenças da África subsaariana
Doença do Sono : A doença do sono ameaça mais de 60