Coleta Fezes
- EPF – PARASITOLÓGICO DE FEZES
- SÍNDROME COPROLÓGICA
- CÂNCER DE CÓLON
SUMÁRIO
1. Introdução 3 2. EPF – Parasitológico de fezes 4 2.1 Quais são os tipos de vermes que podem parasitar o intestino humano 4 2.2 Como são feitos os exames parasitológicos de fezes. 4 2.3 Quais os possíveis resultados de um exame parasitológico de fezes 5 3. Síndrome Coprológica 7 3.1 Coletas do material 7 3.2 Referência 9 4. Câncer de Cólon 9 4.1 Pesquisas de sangue oculto nas fezes 9 4.2 Amostras de teste 10 4.2.1 O que vai ser analisado 10 4.2.2 Como se obtém a amostra para análise 10 42.3 Existe algum teste de preparação necessário para garantir a qualidade da amostra? 11 5. Resultado 11 6. Conclusão 12 7. Bibliografia 13
1. INTRODUÇÃO
O exame de fezes é indicado para verificar presença de parasitas no organismo, sangramento gastrointestinal, problemas no fígado e deficiência na absorção de vitaminas pelo organismo. O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas.
2. EPF – PARASITOLÓGICO DE FEZES
O exame parasitológico de fezes (EPF) é a análise laboratorial feita a partir de uma amostra das fezes, buscando detectar a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino, bem como determinar o seu tipo. Para que seu resultado seja corretamente avaliado é necessário que sejam seguidas às recomendações quanto à coleta, armazenamento e transporte das fezes.
Muitos parasitas vivem na luz do intestino humano e a sua existência pode ser detectada pela análise das fezes.
2.1 Quais são os tipos de vermes que podem parasitar o intestino humano?
Desde o ponto de vista morfológico pode-se reconhecer dois tipos de parasitas que podem