Coleta de EPF
De Parasitologia
Nome:Marcilene, Marinalva, Sirlene, Ilma, Paulo, Kesia
Curso: Análises Clínicas
Professora:Rosimar
COLETA DE EPF
O que é o exame parasitológico de fezes?
O exame parasitológico de fezes (EPF) é a análise laboratorial feita a partir de uma amostra das fezes, buscando detectar a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino, bem como determinar o seu tipo. Para que seu resultado seja corretamente avaliado é necessários que sejam seguidas as recomendações quanto à coleta, armazenamento e transporte das fezes.
Exame Parasitológico Colheita Múltipla (sem conservante): As 3 amostras deverão ser colhidas em dias nados (dia sim, dia não).
Retirar no laboratório os 3 frascos coletores (sem conservante) e as pazinhas que os acompanham, será utilizado um frasco para cada coleta. Coletar as fezes da primeira amostra em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina. Com auxílio de uma pazinha transferir uma porção das fezes emitidas para o frasco coletor, o equivalente a 2 colheres de sopa. Fechar bem e encaminhar imediatamente ao laboratório, se isto não for possível, conservar em geladeira por no máximo 12 horas. Para os dias de coleta da segunda e terceira amostra, repetir os procedimentos acima, lembrando que ao final de cada coleta, a amostra deve ser imediatamente encaminhada ao laboratório.
Exame Parasitológico Colheita Múltipla - MIF (com conservante): As 3 amostras deverão ser colhidas em dias nados (dia sim, dia não).
Retirar no laboratório o frasco com conservante líquido (MIF) e as pazinhas. Será utilizado um único frasco para as três amostras coletadas. Coletar as fezes da primeira amostra em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina. Com auxílio de uma pazinha transferir uma pequena porção das fezes emitidas para o frasco com conservante, o equivalente