exames de fezes
Geralmente têm aspecto castanho-parda e pastoso homogeneo, possui odor caracteristico. As fezes normais são sólidas e apresentam 75% de água na sua composição. A forma das vezes normais varia em sua consistencia, moldada pelo esfincter anal em cilindros, geralmente uniformes, com estreitamento terminal (provocado pelo espasmo do reto). As fezes normais contem pouca viscosidade, que não depende da consistência, mas sim do teor de muco.Alguns fatores, como o vegetarianismo, pode aumentar o teor de líquido e a cor das fezes. Geralmente, uma alimentação adequada, faz o indivíduo eliminar de 100 a 150 g de fezes, por dia. Mais da metade da massa das fezes humanas é composto por bactérias, em sua maioria mortas. Cada grama de fezes no adulto normal contém de 1011 a 1012 unidades formadoras de colónias por grama, quase o valor teórico máximo de bactérias por centímetro cúbico. O restante é constituído por sais, muco, fibras, celulose e outros materiais não digeridos. A cor amarronzada ou acastanhada e estrutura das fezes se deve à presença de pigmentos provenientes da bile.
COLETA DO MATERIAL
Cada amostra deve conter no mínimo as seguintes informações: nome do paciente, número de identificação, nome do médico, data e horário de coleta.
O recipiente deve ser limpo e seco, com a boca larga, de capacidade aproximada de 250 ml para que possa conter uma amostra significativa e que tenha vedação hermética
Fezes obtidas de vaso sanitário não podem ser aproveitadas, porque a água e a urina poderiam destruir as formas trofozoíticas.
Fezes excretadas no solo não podem ser aproveitadas, porque larvas de vida livre e outros contaminantes do solo poderiam confundir o diagnóstico (principalmente veterinário).
Os recipientes com amostras fecais de pacientes com AIDS devem ser protegidos por um invólucro de plástico e identificados com etiqueta vermelha ou HIV positivo.
Os trofozoítos de protozoários morrem e se degeneram fora do corpo humano.
O tempo