Exame parasitologico de fezes
A amostra: Uma quantidade razoável de fezes deve ser depositada em um frasco apropriado ou então, em algum papel ou plástico e depois levada ao pote (que pode ser adquirido no laboratório que solicitou o exame ou em alguma farmácia). Geralmente se pede 03 amostras de dias diferentes, pois os ovos que não são eliminados em um dia, podem ser eliminados em outro por conta do ciclo do parasita, que não necessariamente, põem ovos todos os dias. Por questão de ética e também de educação, não se deve ‘’encher o pote até a boca’’, mas sim uma pequena quantidade se faz necessária. Para a realização do exame, não é necessário estar em jejum, nem recomendado o uso de laxantes. O exame é feito por análise macroscópica, microscópica e bioquímica para pesquisar possível presença de sangramento gastrointestinal, distúrbios hepáticos e dos ductos biliares e problemas de má absorção, bem como a presença de parasitas e bactérias patogênicas. O exame parasitológico de fezes é utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários.
Tipos de exames de fezes: Exame parasitológico simples: Pode ser colhido a qualquer hora do dia, se não enviado em até 2 horas ao laboratório deve ser mantido na geladeira. No laboratório, uma pequena quantidade de fezes é diluída na lamina e observado em microscopia óptica para uma possível observação de ovos ou cistos de parasitas. A visualização é difícil e turva.
Exame parasitológico com conservantes: Será fornecido ao paciente três frascos para coleta em dias alternados (com intervalo de pelo menos um dia entre elas), dois dos mesmos terão conservantes e o ultimo sem conservante. Devem ser mantidos na geladeira até que o ultimo frasco seja completado. Após a coleta no ultimo frasco (que deve ser o sem conservantes), deve ser enviado ao laboratório em até 2 horas. Cultura de fezes ou coprocultura: Geralmente é feita no próprio domicilio