Plano de negocio
Oportunidade
A preocupação como o meio ambiente fez surgir uma grande consciência de preservação dos recursos naturais. Devido a forte pressão da sociedade para a ampliação das ferramentas de proteção ambiental, hoje temos uma grande procura e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que possam suprir nossas necessidades básicas ou bem gerencia-las. Os quesitos: água, energia e alimentação são os pontos cruciais em destaque. Já podemos ver no mercado muitas ferramentas para aperfeiçoar o uso de energia ou produzi-la de forma sustentável (Energia solar, eólica etc.), também ferramentas para utilizar a água de forma bem eficiente e processos que possam aproveitar os resíduos que guardam a maior parte da alimentação das pessoas. Sobre a alimentação e a necessidade de armazenamento do mesmo, observamos que há muita produção de resíduos diariamente. Por essa razão, umas das diretrizes para a resolução do problema do problemas dos resíduos é a lei 12.305/10 que apresenta extensa lista de pessoas jurídicas (públicas e privadas) obrigadas a elaborar e cumprir seu próprio plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
É possível a apresentação de um único plano de gerenciamento coletivo de resíduos para um grupo de pessoas jurídicas localizadas em um mesmo condomínio, município, microrregião, região metropolitana ou aglomeração urbana que exerçam atividades características de um mesmo setor produtivo e que possuam mecanismos formalizados de governança coletiva ou de cooperação.
As microempresas e empresas de pequeno porte são obrigadas a apresentar o plano de gerenciamento: estas poderão apresentar seus planos de forma integrada com outras empresas, com as quais operam regularmente, desde que todas estejam localizadas dentro da mesma área de abrangência da uma autoridade ambiental.
Também recai sobre o Poder Público poderá tomar medidas indutoras, tais como criar incentivos fiscais, proceder à cessão de terrenos públicos e