Máquinas de corrente contínua
ALISSON FERNANDES DE PAULA
CAMILO DE LELLIS BARRETO JÚNIOR
GUSTAVO MIRANDA CÔRTES
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
UBERLÂNDIA, MG
2013
ALISSON FERNANDES DE PAULA
CAMILO DE LELLIS BARRETO JÚNIOR
GUSTAVO MIRANDA CÔRTES
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências a conclusão da disciplina Motores Elétricos, do curso de Engenharia da Computação.
Orientador: Loana Nunes Velasco.
UBERLÂNDIA, MG
2013
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
Sumário
1. Introdução
A principal forma de propulsão de muitos dispositivos que tenham partes mecânicas como robôs, braços mecânicos, videocassetes, automatismos, etc., é o motor elétrico. Existem basicamente dois tipos de motores: o motor DC (corrente contínua) e o motor AC (corrente alternada). Trabalhar com estes motores exige certas precauções e circuitos especiais.
Os motores de corrente contínua consistem numa forma simples e barata de se obter propulsão mecânica para dispositivos eletromecânicos. No entanto, sua variedade de características e o seu princípio de funcionamento exigem recursos especiais para que eles possam ser utilizados corretamente.
Existem diversos tipos de motores DC, tais como os de imã permanente, sem escovas ou ainda de relutância variável. Os mais comuns, que encontrados numa enorme faixa de tamanhos e tensões de trabalho, são os que fazem uso de escovas. Neles, conforme mostra a figura 1, um conjunto de bobinas gira tendo sua corrente comutada por escovas que invertem o sentido da corrente a cada meia volta de modo a manter o movimento.
Figura : Motor de corrente contínua com escovas.
2. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns circuitos e informações que podem ser de grande