Glossário de Informática.
Acesso – O conjunto de formalidades necessárias para alguém ingressar na web. Pelo lado técnico, é preciso ter um modem e um programa de discagem e pelo lado financeiro, uma conta aberta num provedor. Antes de ganhar o sinônimo atual de entrada, a palavra latina accessus significava manifestação de uma doença e é por isso que muita gente ainda fala em acesso de tosse.
Ada - Linguagem de programação avançada desenvolvida no final dos anos 70, para uso do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Desde 1986, é utilizada para aplicativos com objetivos militares. O nome Ada é uma homenagem à inglesa Ada Byron, condessa de Lovelace. Ela foi a primeira pessoa a escrever um programa de computador, em 1833. O pai de Ada foi o famoso poeta inglês Lord Byron, pândego, glutão e beberão que legou à humanidade jóias do tipo "Comer, beber e amar... Que importância tem o resto?" Como é que com um pai exemplar desses, Ada se interessou por computadores é um mistério secular...
Ajuda - Ver Help
Alias - Em inglês, significa outro nome. Se o usuário John quer ser conhecido como Margareth, diz-se John alias Margareth. A pronúncia é a mesma usada para falar o nome Elias se o acento caísse no E. Já em português, aliás tem um sentido diferente: é a retificação de uma informação errada: a República foi proclamada em 15 de setembro, aliás, novembro. Embora discrepantes, as versões portuguesa e inglesa estão ambas corretas, já que alium, em latim, significa outra coisa.
Alt – Tecla auxiliar. Alt é a abreviação de alternate, mudar. Sozinha, ela não desempenha nenhuma função, só funciona quando apertada simultaneamente com outra tecla. No Macintosh a tecla Alt tem o nome de Option.
Altair – O primeiro microcomputador a ser vendido para o consumidor. Desenvolvido em 1975 pelo Massachusetts Institute of Technology and Systems, o Altair custava 395 dólares e