Glossário de Informatica
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Gestão de Segurança da Informação
Prof. Paulo Guilherme
Atividade desenvolvida para fins de avaliação do aluno, da disciplina de Gestão de Segurança da Informação, referente ao glossário das principais vulnerabilidades de segurança.
Acadêmico: Eduardo Alcântara
Mat. nº: 201402276079
Período: 1º Semestre - noturno
Boa Vista/RR
2014
Sumário
Glossário das principais vulnerabilidades de segurança
ACL – Access Control Lists são conjuntos de regras para filtrar pacotes, permitindo ou negando que eles sigam em frente. Tais listas podem ser criadas com vários objetivos em mente: impedir determinado host de enviar pacotes para uma rede, permitir acesso via SSH à um dispositivo apenas partindo de determinada máquina, determinar qual tráfego será criptografado por um túnel VPN ou mesmo determinar qual tráfego será analisado pelo módulo de IPS de um Cisco ASA.
ICMP – O protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo que permite gerir as informações relativas aos erros ns máquinas conectadas. Dado os poucos controlos que o protocolo IP realiza, permite não corrigir estes erros mas dá-los a conhecer aos protocolos das camadas vizinhas. Assim, o protocolo ICMP é utilizado por todos os switchs, que o utilizam para assinalar um erro (chamado Delivery Problem).
IP – significa 'Internet Protocol' e é um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. O IP é responsável pela identificação das máquinas, das redes e é também responsável pelo encaminhamento correto das mensagens entre elas.
NetBIOS – é uma interface de programa que foi desenvolvida para permitir a comunicação entre máquinas. Nesta estrutura foi implementado o conceito de nome de serviço, o que possibilita que uma máquina conecte-se à rede reservando um nome para sua utilização. Não há um servidor central para tratar os