Manual de merendeira
Seropédica é criada de um neologismo formado por duas palavras: uma de origem latina, criada pelos romanos "sericeo" ou "serico", que significa "seda" e outra grega "pais" ou "paidos",que significa tratar ou consertar. Seropédica, é um local onde se trata ou se fabrica seda. O nome da cidade teve origem em 1875. Naquela época, a terra era conhecida como segundo distrito de Itaguaí. O nome da cidade veio então da antiga fazenda Seropédica do Bananal. Lá, eram produzidos diariamente em larga escala cerca de 50 mil casulos de Bombyx mori, mais conhecidos como bicho da seda.
Os primórdios
Em 1536 com o crescente tráfico de peles e madeiras, principalmente pau-brasil praticado, em sua maioria, por franceses desde o litoral do atual estado de Pernambuco, onde montaram um fortim, até Cabo Frio, a coroa portuguesa institui uma forma de ocupar e defender as terras há algum tempo descobertas. Para isso, criaram as capitanias hereditárias, modelo já utilizado nas ilhas de Cabo Verde, e as distribui entre fidalgos, para que estes ocupassem os lotes cedidos, promovendo sua colonização e defendendo-os. O atual município de Seropédica está na área que pertencia à capitania de São Vicente, cujo donatário era Martim Afonso de Sousa.
Cristóvão Monteiro, ouvidor do Rio de Janeiro, envia em 1567 requerimento a Martim Afonso de Sousa, donatário da capitania, solicitando uma gleba de terras na margem direita do rio Guandu. A posse foi efetiva em 30