Logistica e distribuição
O caso da Diversões Blair.
Resumo
Este trabalho avalia a estrutura e a organização logística de uma pequena empresa do ramo de diversões. De forma específica buscou-se estudar a logística de distribuição e o controle de estoque das mesas de bilhar produzidas pela empresa em estudo. Para tanto, procurou-se identificar a capacidade produtiva da empresa, a rota de atendimento e o tempo despendido no atendimento aos clientes. Verificou-se que a empresa age no sentido de expandir o mercado e conquistar novos pólos comerciais, primando sempre pela pontualidade na entrega das mesas e pela qualidade e presteza dos serviços de manutenção.
Palavras-chave: Logística, pequena empresa, controle de estoque.
1. Introdução
Nos últimos anos, estudos e relatórios de consultoria em diferentes campos da análise organizacional têm enfatizado aspectos de turbulência no ambiente empresarial em associação com o fenômeno da globalização econômica. Estudos diversos sobre as pequenas e microempresas (PME’s) também incluem essa problemática mas, ao mesmo tempo em que mencionam as dificuldades e o alto índice de mortalidade dessas empresas, também destacam o seu papel na dinamização de ambientes empresariais. Assim, atuando num ambiente extremamente competitivo, as PME’s necessitam se adaptar ao ambiente em que atuam no sentido de adotarem estratégias mais eficientes e competitivas.
Desse modo, as empresas precisam melhorar constantemente seus processos produtivos e gerenciais. Para tanto, a empresa deve saber determinar quais são suas habilidades e seus pontos fracos. As pequenas empresas conseguem acompanhar estas mudanças à medida que inovam, colaboram e buscam novos mercados. A crise que as grandes empresas vêm sofrendo hoje, de acordo com Pereira & Gonçalves (1995), é semelhante àquelas enfrentadas pelas pequenas empresas. A diferença é que as pequenas sabem conviver com a crise,