Manipueira
Água da mandioca pode dobrar produção ao evitar perdas de plantas, além de ser usada na alimentação de ruminantes
Kamila Pitombeira
11/01/2013
Carregando...
A Manipueira, ou seja, a água da mandioca pode trazer benefícios à agricultura com as diversas formas de utilização. Poucos produtores sabem, mas ela serve de adubo natural, tanto de solo, como foliar, podendo ser usada ainda na alimentação de ruminantes. A manipueira impura, quando adicionada à água, é mais venenosa que a pura. Ela é capaz de combater pragas e doenças. Então, deve ser utilizada no mesmo dia da sua coleta, pois depois disso, o ácido que faz parte do conteúdo da raiz é perdido. Com o manejo adequado, a água da mandioca pode até mesmo dobrar a produtividade da lavoura através da preservação de plantas que seriam perdidas por causa de pragas e doenças.
— Ela pode ainda ser utilizada na alimentação dos ruminantes, como o boi, o carneiro, o bode e o búfalo. Nesse caso, é preciso realizar um processo de desintoxicação antes do fornecimento aos animais. Quando se trata da manipueira pura, é preciso um prazo de, pelo menos, dois dias — afirma Mauto Diniz, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
A água da mandioca pode ainda ser utilizada como adubo agrícola, trazendo bons resultados aos agricultores. São cinco diferentes maneiras de utilização. A primeira delas consiste em aplicar o adubo diretamente no solo. Ela pode também ser utilizada na adubação de cobertura, como adubo foliar, no preparo de compostagem e na fertirrigação.
— A manipueira pode substituir adubos químicos como a ureia, superfosfato simples e o cloreto de potássio, pois contém naturalmente esses nutrientes, podendo ainda ser utilizada em qualquer cultura. A única variável é a dosagem, que muda de cultura para cultura — explica o pesquisador.
Esse adubo é capaz também de aumentar a produtividade. Na mandioca, por exemplo, a