Manipueira, um líquido precioso.
Manipueira, um líquido precioso — Embrapa
Manipueira, um l íquido prec ioso (07 /06/201 1 )
Iv a n Ma r i n ov i c
A m anipueira é o liquido extraído da m andioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Tanto a m andioca quanto esse líquido contém ácido cianídrico, v enenoso e nociv o à alim entação hum ana e anim al.
Dev ido a isso, m uitos produtores de farinha despejav am a m anipueira de form a concentrada e em grande quantidade em céu aberto, curso d´ água, agredindo o m eio am biente com elev ada carga de m atérias orgânicas e ácido cianídrico.
O produtor agindo assim está poluindo e tam bém desperdiçando um líquido precioso.
Para que a m anipueira deixe de ser um v eneno e se transform e em um com plem ento alim entar seguro, basta subm etê-la à ferm entação anaeróbica, ou seja, deixar o líquido repousar durante 1 5 dias em um tanque cercado. O ácido cianídrico, considerado v enenoso, ev apora e resta a m anipueira pronta para serv ir de com plem ento alim entar para o gado. O produtor dev e ter o cuidado de proteger o tanque, pois caso um anim al v enha beber o liquido durante a ferm entação, pode ser fatal.
"Para o anim al que não está habituado à ingerir a m anipueira, ela dev er ser adm inistrada gradativ am ente até se habituar ao gosto" diz o produtor I v o R oberto Pinto, secretário de
Agricultura de São Dom ingos, m unicípio de Sergipe onde existem m ais de 250 casas de farinha que abastecem o estado além de Alagoas e Bahia. Todos lá, utilizam a m anipueira com o adubo, alim ento para anim ais e no com bate às pragas.
A m anipueira não é só um ótim o com plem ento alim entar para o gado. Ela serv e tam bém para com bater pragas e doenças, controlar form igas e insetos e até fabricar v inagre e sabão.
Misturada com óleo de m am ona, ela pode ser usada tam bém no controle de carrapatos.
Dela tam bém se faz o conhecido tucupi, presente no tacacá e no pato ao tucupi, m uito apreciados no