UTILIZAÇÃO DA MANIPUEIRA PARA A PRODUÇÃO DE BIOMASSA
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICO CAMPUS XX
DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PROCESSAMENTO DE CEREAIS, TUBERCÚLOS, RAÍZES E DERIVADOS
DOCENTE: WERNER TERRAZAS
DISCENTE: LAISA HEMETERIO
UTILIZAÇÃO DA MANIPUEIRA PARA A PRODUÇÃO DE BIOMASSA
CASTANHAL
2014
LAISA HEMETERIO
UTILIZAÇÃO DA MANIPUEIRA PARA A PRODUÇÃO DE BIOMASSA
Trabalho realizado para obtenção de nota referente à segunda avaliação da disciplina Ciência e tecnologia do processamento de cereais, tubercúlos, raízes e derivados, do curso Tecnologia de Alimentos; Centro de Ciências Naturais e Tecnológico; Universidade do Estado do Pará, Orientado pelo prof. Dr. Werner Terrazas.
CASTANHAL
2014
RESUMO
A quantidade e a qualidade dos resíduos do processamento de mandioca, neste caso a água residual, a manipueira, tem sido motivo de experimentos, visando agregar valores aos subprodutos para aplicação no setor agro-industrial. Este trabalho baseia-se em uma revisão literária para avaliar a utilização da manipueira para a produção de biomassa, assim como quais os métodos utilizados para essa produção, em que constitui-se a biomassa oleaginosa, sua empregação e como encontram-se os setores agro-industriais para o desenvolvimento da biomassa microbiana.
Palavras-chave: Manipueira, Agro-industrial, Biomassa oleaginosa.
1- INTRODUÇÃO
A manipueira, apresenta aspecto leitoso que em tupi-guarani significa “o que brota da mandioca” (CEREDA, 1996), água residual do processamento, constitui-se no resíduo líquido mais importante, representando em média 30% da matéria-prima processada, no caso da produção de farinha de mandioca. A manipueira é constituída da água de prensagem (originada durante o processo de prensagem da massa ralada), no caso de farinheiras, e na água de lavagem/extração do amido