Cartilha Da Mandioca Atualizada
A cultura da Mandioca: utilização como defensivo natural para a produção ecológica de alimentos no contexto da agricultura familiar
V.1, Outubro de 2014
Criação:
Maiara Medeiros da Silva¹
Manoel Amorim²
Colaboração:
Alunos do 6º ano B Matutino, Escola Municipal Herculano de Almeida Lima
Apresentação
O distrito de Igara - Senhor do Bonfim, está localizada no Km 10, entre as cidades de Andorinha e Senhor do Bonfim. Sua topografia é relativamente plana na sede e no interior do distrito, apresenta solo do tipo latossolo amarelo. A vegetação é a caatinga típica do semiárido brasileiro.
A economia do distrito de Igara é movimentada basicamente da agricultura familiar, tendo como principal sustento para uma parcela considerável da população, onde está produção é comercializada na feira livre, pelos próprios produtores. Os pequenos agricultores de Igara dedicam o cultivo da mandioca para a produção de farinha e beiju, no entanto acabam por não saber que destino dar com a manipueira, resíduo extraído da mandioca no momento da prensa para a produção de farinha, este dejeto no entanto, quando em contato com a natureza causa grandes malefícios ao meio ambiente e ao ser humano.
Diante do exposto, fez-se necessário desenvolver uma cartilha educativa, construída pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência) e a colaboração dos alunos do 6º ano B da Escola Municipal Herculano de Almeida Lima, com o objetivo de contribuir através de caráter educativo para a preservação da natureza, e também na utilização como defensivo natural para a produção ecológica de alimentos no contexto da agricultura familiar.
AGRADECIMENTOS
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano