enfase
Uma forma prática de enfatizar certas palavras na fala é pronunciá-las de um modo mais intenso, usando a entonação da voz.
Estruturas de ênfase[editar | editar código-fonte]
Elas variam de um idioma para outro, pois depende das características intrínsecas do idioma do texto onde são aplicadas. Porém, há muitas formas de enfatizar ideias:
entonação; uso de pronomes ou outras palavras gramaticais; uso de superlativos, aumentativos ou diminutivos; repetição de palavras; repetição/ reiteração de ideias; posição dos diversos termos sintáticos na frase;
As Intermitências da Morte de José Saramago
Publicado em 2005, a frase inicial "No dia seguinte ninguém morreu" é ponto de partida para ampla divagação sobre a vida, a morte, o amor e o sentido, ou a falta dele, da nossa existência.
Fiel ao seu estilo e ainda mais sarcástico e irônico, Saramago vai além de reflexões existenciais, fazendo uma dura crítica a sociedade moderna (o país da obra é fictício) ao relatar as reações da Igreja, do Governo, do Clero, dos repórteres, dos filósofos, dos economistas, das funerárias, casas de pensão, hospitais, seguradoras, das famílias com um moribundo em casa, da máphia, etc.
Trechos do livro
“Os amantes da concisão, do modo lacônico, da economia de linguagem, decerto se estarão perguntando porque, sendo a idéia assim tão simples, foi preciso todo este arrazoado para chegarmos enfim ao ponto crítico. A resposta também é simples, e vamos dá-la utilizando um termo atual, moderníssimo, com o qual gostaríamos de ver compensados os arcaísmos com que, na provável opinião de alguns, hemos salpicando de mofo este relato, Por mor do background.”, pg. 67
“É possível que só uma educação esmerada,