Mandado de Segurança
SEBASTIÃO LEMOS, brasileiro, estado civil ..., Profissão ..., portador da cédula de Identidade RG ..., inscrito no CPF sob o n.º ..., residente e domiciliado à Rua ..., n.º ..., Cidade ..., Estado ..., CEP ..., vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado, com escritório profissional à Rua ..., n.º ..., Cidade ..., Estado ..., CEP ..., procuração em anexo, onde recebe intimações, propor, com fundamento nos artigos 1º, inciso III; art. 5º, inciso LXIX; art. 6º, “caput” e art. 196 e seguintes, todos da Constituição Federal, art. 2º, “caput” e §1º, art. 6, inciso I, alínea “d”, da Lei Federal nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, artigos 1º e seguintes da Lei nº 12.016, de 07 de agosto de 2009 e demais dispositivos aplicáveis, impetrar
MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR
em face da autoridade coatora – o SENHOR SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DA SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ, gestor do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE do Estado do Paraná, situado à Rua ..., n.º ..., Curitiba, Paraná, CEP ..., e, na qualidade de litisconsortes o MUNICÍPIO DE CURITIBA e a UNIÃO FEDERAL, pelas razões de fato e fundamentos de direito a seguir expostos:
I. DA JUSTIÇA GRATUITA
Primeiramente, requer seja concedido ao Paciente, de plano, o benefício da Justiça Gratuita, haja vista que a mesma não possuem condições econômicas e/ou financeiras de arcar com as custas processuais e demais despesas aplicáveis à espécie, sem prejuízo próprio ou de sua família, nos termos da inclusa declaração de hipossuficiente, e na forma do art. 4° da Lei n°. 1.060, de 05 de fevereiro de 1950.
II. DOS FATOS
No início de 2013, o Paciente foi acometido de problemas de visão. Ao buscar avalição médica foi diagnosticado com retinopatia miópica no olho esquerdo conforme demostra o exame médico do Hospital de Olhos do Paraná.