ciencias
O objetivo deste estudo foi apresentar as principais abordagens pedagógicas que norteiam as aulas de Ciências. Demonstrar a importância das atividades envolvendo o ensinar e o aprender, visto que as experiências são de essencial importância onde correlacionam o aluno ao ambiente do meio de convívio a necessidade de situarem no espaço a fim de construírem sua identidade e relacionar-se no mundo em que vive.
Para a elaboração deste trabalho, foi feita a leitura de textos com os temas: Aprender a ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental, A formação dos saberes sobre Ciências e seu ensino: trajetórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, Metodologia e prática de ensino de ciências: A aproximação do estudante de magistério no 1º grau, Melina Furman fala de como ensinar
Ciências. Foi feito uma reflexão de como foram sendo construídos o pensar e o fazer relacionados às aulas de Ciências envolvendo tanto as séries inicias, as metodologias que o professor tem, desde a sua inserção no currículo do Ensino Fundamental, como mais comumente aprendemos em nossa vida escolar, ou seja, a composição de como as práticas sobre o ensino de Ciências acontece no dia a dia dentro da escola. Relacionando a postura dos professores na atualidade, refletindo mais especificamente sobre os encaminhamentos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Ciências nas séries iniciais, pude constatar que neste momento através desde Parâmetro que vai introduzir digamos que oficialmente os componentes curriculares de Ciências nas séries iniciais destacam.
Diante disso, é fundamental que todos os professores tenham o