Machismo na publicidade

655 palavras 3 páginas
Nos dias de hoje, os comerciais em geral tem um aspecto machista. Será que sempre foram desse jeito? Ou é uma questão de autoconfiança do homem querer se mostrar sempre superior à mulher? O que não é nem um pouco verdade.
Os comerciais e anúncios machistas, sempre foram muito presentes na publicidade de vários segmentos, seja na cerveja, no café, no carro, na vestimenta, nos alimentos ou em qualquer outro produto que fosse “direcionado” aos homens.
Uma comparação do anúncio da Skol com anúncios atuais e antigos do mesmo, ou de outro segmento, nos mostra a mudança da abordagem das épocas, mostrando que o machismo na publicidade, hoje em dia, apenas se “camufla” em palavras e frases menos agressivas e ásperas.

Anúncio Skol: Comparando com os anúncios atuais, os anúncios da Skol já foram bem machistas. Não que hoje também não tenha um pouco disso em suas campanhas, porém menos exageradas. Na história dos comerciais de cerveja, de carro ou algum outro gênero, que, pela sociedade, são coisas “de homem”, as agências apelavam sempre para o machismo, visando que, seu público alvo eram os homens, sendo que na maioria, ou total, das vezes as mulheres estavam presentes como clientes dos mesmos produtos. A Skol ultimamente tem usado o tema “Um por todos e todos por uma”, ressaltando mais a questão da paixão pela marca, pelo sabor e suas qualidades, onde os atores passam por situações perigosas para salvar um cooler onde estão as cervejas. Tem funcionado bastante, pois eles usam, também o humor, de modo que consigam alcançar tanto seu público masculino, como também seu público feminino. Antigamente, os anúncios eram mais agressivos em relação às mulheres, tratando-as como eternas submissas das ordens masculinas, e, segundo os comerciais, elas aceitavam pelo simples fato de que, na época, a sociedade impunha que os homens que mandavam na relação, nos locais onde suas esposas iam e até em suas vestimentas. Um bom exemplo foi o comercial da Volkswagen dos anos

Relacionados

  • Machismo na Publicidade Como é retratado na série Mad Men e seus reflexos na publicidade em si
    405 palavras | 2 páginas
  • O machismo e a opressão na cultura brasileira
    1194 palavras | 5 páginas
  • Carta Capital Machismo
    2697 palavras | 11 páginas
  • SEBA SENTA
    279 palavras | 2 páginas
  • machismo
    273 palavras | 2 páginas
  • Os Novos Dias Do Feminismo
    1634 palavras | 7 páginas
  • Resenha São Paulo S.A.
    663 palavras | 3 páginas
  • Influencias da propagandas publicitárias
    449 palavras | 2 páginas
  • Artigo Always
    1032 palavras | 5 páginas
  • A Repercussao do uso de elementos sexistas
    5825 palavras | 24 páginas