Influencias da propagandas publicitárias
Uma das influencias das propagandas é ao machismo, muito presente em comerciais de produtos de limpeza. Estes são, na maioria das vezes, direcionados unicamente as mulheres, fortalecendo o pensamento de que as tarefas domésticas competem somente a elas.
Alguns exemplos desses pensamentos podem ser encontrados nos próprios sites desses produtos, por exemplo:
Na MR. MÚSCULO
“[...] facilitar a árdua tarefa que toda dona de casa enfrenta na hora de manter cada cantinho do seu lar sempre limpo e agradável.”
Afirmando que é dever da mulher enfrentar as tarefas de casa e mantê-la limpa, como se ela vivesse para fazer isso.
Na BOMBRIL
“As mulheres de hoje são mais confiantes e exigentes, preocupadas com o bem-estar da família e o bem-estar social”
Mais uma vez disseminando o machismo e o dever da mulher com a limpeza da casa.
Na VEJA
“Já são 40 anos de compromisso e dedicação, mais de 54 produtos e 3 gerações de avós, mães e netas que confiam nesta marca a ponto de indicar para suas filhas”
Aqui o anúncio reafirma a ideologia ultrapassada, mas ao mesmo tempo tão presente, de que o papel da mulher na sociedade há gerações é fazer as tarefas domésticas.
São inúmeros os exemplos, como no site da marca PATO, em que pode ser encontrado um teste direcionado às mulheres para saber “qual o seu perfil de limpeza”. Contudo esse tipo de anúncio também chama a atenção para outra questão: a composição da família. As propagandas sempre se remetem a uma família composta por pai, mãe e filhos, ignoram as famílias compostas por mães ou pais solteiros, pessoas que moram sozinhas, casais gays, etc., excluem estes como se eles não consumissem produtos de limpeza, ou seja, não atendem a todos os públicos.
A música da propaganda da Fiat em parceria com a banda O Rappa, ajudou de certa forma a levar milhões de brasileiros às ruas em