machismo
O machismo é um tipo de violência que discrimina a mulher ou, inclusive, os homens homossexuais. Também se pode falar de machismo contra os chamados metrossexuais ou todo o homem cuja conduta apresenta alguma característica normalmente associada à feminidade.
Ao longo da história, o machismo tem-se refletido em diversos aspectos da vida social, por vezes, de forma direta e, noutras ocasiões, de forma subtil. Durante muitos anos, foi negado à mulher o direito ao voto, por exemplo. Em alguns países, por outro lado, ainda se castiga o adultério da mulher com a pena de morte, ao passo que os homens recebem uma pena menos grave se for infiel à sua esposa.
A submissão da mulher ao seu marido ainda tende a ser vista com bons olhos, isto é, como algo positivo. Há quem ache que uma mulher alcança a sua plenitude a partir do momento em que se casa e se torna dona de casa para satisfazer as necessidades do seu marido e cuidar dos seus filhos. Outro reflexo do machismo instaurado na sociedade aparece em frases como “A Maria é a mulher do Fernando”, uma vez que a oração inversa não é tão habitual (“O Fernando é o homem da Maria”). A mulher continua a ser vista como uma propriedade do homem.
As publicidades sexistas (com mulheres vestidas em trajes menores para incentivar a venta de produtos) são outro exemplo do machismo.