Lúdico na educação física infantil
Os professores e professoras devem transcender o senso comum. Portanto, não se pode sustentar suas ações pedagógicas em “achismos” e opiniões particulares. Os docentes devem preparar suas aulas pautadas em teorias e conhecimentos que lhes dêem respaldo a sua práxis no âmbito escolar.
A pesquisa tem como pretensão identificar qual a concepção de lúdico dos professores de Educação física infantil e também se consideram em suas aulas. Para isso será necessário estudar de modo rigoroso, radical e de conjunto as teorias sobre o lúdico no âmbito das aulas de Educação Física infantil, primeiramente o conhecimento sobre a temática lúdica, legitimada pelos autores que estudaram sobre o tema. Para posteriormente analisar as entrevistas dos professores e saber qual a concepção de lúdico dos professores que atuam na Educação Infantil.
Segundo Lisboa (2011, p. 8), infere-se muito em lúdico, ludicidade, no meio escolar, mas ainda muitos professores conhecem superficialmente este tema. Muitos dos professores usam esse termo, sem conseguir conceitua-lo ou apresentar uma descrição satisfatória dele.
O termo lúdico tem suas raízes etimológicas na palavra latina ludos, que pode significar: jogo, brinquedo, escola. Para Almeida (2008, p. 1), ludicidade é a qualidade daquilo que é lúdico. “ Se o termo tivesse ligado a sua origem, o lúdico estaria se referindo apenas ao jogo, ao brincar, ao movimento espontâneo, mas passou a ser conhecido como traço essencialmente psicofisiológico, ou seja, uma necessidade básica da personalidade do corpo, da mente, no comportamento humano. As implicações das necessidades lúdicas extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo do jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão”.
Uma forma freqüente de caracterização de ludicidade, é