Pasta de estagio
CURSO DE PEDAGOGIA
Relatório de Estágio Curricular
Elaborado por:
Regiane Reis Vitória Oliveira
Três Corações, 2011
Regiane Reis Vitória Oliveira
Relatório de Estágio Curricular
Fevereiro,2011
ENTREVISTA COM O DIRETOR DA ESCOLA
Qual é o projeto desenvolvido na escola? Atualmente na escola Maria Ivani, desenvolvemos o projeto de Atendimento Especializado, junto com a Secretaria Municipal de Educação que nos dá todo o suporte necessário.
Qual é a principal proposta deste projeto?
A escola para todos não exclui, acolhe de forma incondicional todo e qualquer aluno. Não os inclui por uma questão meramente filosófica, de solidariedade ou compaixão, mas especialmente por uma questão de direito, que deve ser preservado por pais, professores e por todos nós, cidadãos conscientes de nossos deveres relativos à infância.
Existe um aparo legal para a continuação deste projeto?
Sendo a educação um direito indisponível e do aluno, ele está alinhado a uma série de outros princípios de ordem constitucional e educacional. Há no momento uma grande preocupação relativa à inclusão escolar, dado que existem várias interpretações sobre o que é uma escola para todas as crianças, sobre a exclusão escolar, sobre a inserção dos alunos com deficiência e com altas habilidades nas escolas comuns e sobre o papel da educação especial, como uma das garantias da inclusão desses alunos. Há também muitas versões equivocadas do que a inclusão representa em termos de melhoria da qualidade do ensino das escolas.
Como a escola tem se preparado para receber o aluno do AEE?
A inclusão trouxe a idéia de uma escola para todos e também a consideração do que é a igualdade e as diferenças na escola. Este é um ponto que deve interessar muito aos professores, pois não devemos continuar nos sustentando na máxima aristotélica de “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”. Tratar desigualmente os desiguais pode cair no “ele não é igual