O conhecimento do lúdico e do movimento corporal na formação do educador infantil
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
O CONHECIMENTO DO LÚDICO E DO MOVIMENTO CORPORAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL
ANA CHRISTINA BRANDÀO COSTA
JUIZ DE FORA
INTRODUÇÃO
A escola da rede particular na qual atuo se habilitou para trabalhar com a educação infantil e, como professora de Educação Física dessa instituição há aproximadamente 16 anos, fui convidada a desenvolver habilidades nesse nível da Educação Básica. Ao participar das reuniões de planejamento fui me envolvendo com esse novo viés. Comecei a me interessar cada vez mais pelo tema e a me encantar pelas questões específicas desta faixa etária na qual a imitação, o faz-de-conta, o lúdico, a linguagem, o movimento e a apropriação da imagem corporal fazem parte do universo da criança.
O grupo da educação infantil, do qual faço parte, esteve envolvido em uma pesquisa realizada por professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora intitulada “Concepção de Qualidade em Educação Infantil: um estudo de caso.”, onde participei como ouvinte (pois estava grávida e não poderia participar da pesquisa toda por já estar perto do período de licença maternidade) daquele grupo. Através das leituras e das discussões realizadas percebi que vários fatores poderiam contribuir para melhoria da qualidade na educação infantil. Dentre os quais, destaco, a forma de registrar a evolução das crianças nas atividades realizadas por elas dentro e fora da sala de aula e à partir daí, rever a prática pedagógica.
Passei a interessar-me cada vez mais pelo tema “qualidade em educação infantil” e procurei relacioná-lo com a disciplina que leciono e com a área de conhecimento da mesma: o movimento, a cultura corporal e o lúdico.
Portanto, incentivada a dar continuidade aos estudos realizei leituras que traziam como tema a formação do educando como um todo, sendo assim importante trabalhar com o movimento e o lúdico nesta fase da infância de muita fantasia e