Lógica formal e dialética
Significados e conceitos
Classificação, estabelecendo um critério único de pôr ordem na casa, buscando uma coerência de principio, procurando formas corretas de pensa-las.
A lógica trata do assunto em apenas dar as regras do pensamento correto, o instrumento que vai permitir o caminhar rigoroso do filosofo ou do cientista.
A lógica estuda a razão como instrumento da ciência ou meio de adquirir e possuir a verdade racional. É um tipo de operação discursiva do pensamento consciente em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão.
Inclusive o juízo e o ato pelo qual a inteligência afirma ou nega a identidade.
Características
A Grécia Cássica aparece historicamente como o berço da filosofia por volta do século Via.c. Filósofos pré-sócrates redigiam me prosa um discurso que pretendia se opor à atitude mítica predominante nos poemas de Homero e Hesíodo.
A lógica formal que estabelece a forma correta das operações do pensamento.
A proposição – É a representação do juízo. Totais, gerais ou universais é quando o sujeito da proposição é tomada em apenas uma parte indeterminado e singulares quando o sujeito se refere a um individuo.
A argumentação – É o ato pelo qual o espírito, com o que já conhece, adquire um novo conhecimento.
Dedução – É uma interferência que vai dos princípios para uma conseqüência logicamente necessária.
A matemática usa raciocínio dedutivo. A dedução matemática e a dedução lógica manipulam símbolos capazes de transformarem uns nos outros.
A dedução lógica é chamada de silogismo, que significa ligação de dois términos por meio de um terceiro.
Para o filosofo francês Condillac, compara a lógica aos parapeitos das pontes “impedem-nos de cair, mas não nos fazem ir adiante”.
Silogismo é um raciocínio que parte de uma proposição geral e conclui outra proposição geral ou particular.
Indução – É a argumentação que a partir de dados singulares suficientemente enumerados inferimos uma verdade