Língua e Literatura do Irã
Ao lado persa, há muitas publicações e transmissões em outras línguas relativamente popular do Irã, como azeri, curdo e até em outros menos populares, como árabe e armênio. Muitas línguas originadas no Irã, mas persa é a língua mais utilizada. Pérsico pertence ao ramo iraniano da família indo-européia de línguas. Os mais antigos registros na data persa antigo ao Império Aquemênida, e exemplos de Old Persian foram encontrados na atual Irã, Iraque, Turquia e Egito.
No final do século 8, persa era altamente arabizados e escrito em um script modificado árabe. Isso causou um movimento de apoio à revitalização do persa. Um evento importante desse avivamento foi a redação do Shahname por Ferdowsi, épico nacional do Irã, o que é dito ter sido inteiramente escrito em persa nativo. Isto deu origem a uma forte reafirmação da identidade nacional iraniana, e é em parte creditada para a existência continuada de persa como uma língua separada.
Persa ao lado árabe tem sido um meio de contribuições literárias e científicas para o mundo islâmico, especialmente na Anatólia, Ásia central e sub-continente indiano. A poesia é uma parte muito importante da cultura persa. Poesia é usada em muitos persa obras clássicas, quer da literatura, ciência ou metafísica. Literatura persa tem sido considerada por pensadores como Goethe como um dos quatro órgãos principais da literatura mundial.
A língua persa tem produzido uma série de poetas famosos, no entanto, apenas alguns poetas como Rumi e Khayyam Omar vieram à tona entre os leitores popular ocidental, apesar dos gostos de Hafez, Saadi, Attar Nezami, Sanai, Khusraw Naser, Jami