Irã: Cultura, população e religião
Irã oficialmente a República Islâmica do Irã desde 1980, é um país em Ásia ocidental. É limitado a norte pela Armênia , Azerbaijão e Turquemenistão , com o Cazaquistão e Rússia através do Mar Cáspio ; no leste pelo Afeganistão e Paquistão , ao sul pelo Golfo Pérsico eo Golfo de Omã , no oeste pelo Iraque , e no noroeste pela Turquia . Composta por uma área de 1648195 km, é a segunda maior nação do Oriente Médio e do 18 º maior do mundo, com mais de 77 milhões de habitantes, o Irã é o país mais populoso 17 do mundo. É o único país que tem tanto um mar Cáspio e do Oceano Índico costa. O Irã tem sido de geoestratégico importância devido à sua localização central na Eurásia e na Ásia Ocidental e no Estreito de Ormuz .
O Irã é o lar de uma das mais antigas do mundo civilizações, que começa com a formação da proto-elamita e elamitas reino em 3200-2800 aC. Os iranianos Medes unificou o país no primeiro de muitos impérios em 625 aC, após o que se tornou o poder cultural e político dominante na região. o Irã atingiu o auge de seu poder durante o Império Aquemênida (Primeiro Império Persa), fundada por Ciro, o Grande , em 550 aC, que na sua maior extensão composta grandes porções do mundo antigo, que se estende a partir do Vale do Indo , a leste, a Trácia e Macedônia , na fronteira nordeste da Grécia , tornando-se o maior império do mundo ainda não havia visto. O império entrou em colapso em 330 aC após as conquistas de Alexandre, o Grande . A área eventualmente recuperou influência sob o Império Parto e ganhou destaque mais uma vez após o estabelecimento da dinastia sassânida (império Neo-persa), em 224 dC, sob o qual o Irã tornou-se uma das principais potências da Europa Ocidental e da Ásia Central para os próximos quatro séculos.
Maniqueísmo e zoroastrismo foram em grande parte substituídas após Rashidun muçulmanos invadiu a Pérsia em 633 dC, e conquistou-a por 651 CE. Irã depois desempenhou um papel vital no subseqüente Idade de Ouro islâmica , produzindo