jogos olimpicos
Os jogos olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída á primeira edição dos jogos Olímpicos é 776 a .c.
Eram organizados por Élide realizados na região de Peloponeso, para participar do festival , se fazia necessário pertencer a classes favorecidas da sociedade, além de ter praticado esporte desde criança. Poderiam participar pessoas de colônias das costas do mar Negro e Mediterrâneo. Não poderiam participar os bárbaros , mulheres e escravos. Os vencedores eram homenageados em suas respectivas cidades, com a construção de estátuas e benefícios como alimentos gratuitos.
Os jogos olímpicos eram os mais importantes jogos pan-helénicos, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393, por serem uma manifestação de rituais do paganismo. Uma das provas praticadas eram as corridas pedestres, divididas em quatro modalidades: Hoplitódromo (corrida com armas),Estádio, Diaulós ( denominados duplos estádio) e Dolichos. A de maior destaque e prestígio era a Estádio, pois quando vencida, o nome do atleta seria dado aos jogos . A prova se dava com uma corrida de 192 metros. O dolichos , com uma distância maior, entre 7 a 24 estádios. A modalidade Diaulós se referia a corrida de 384 metros e os atletas carregavam seus capacetes e escudos se mantinham guardados no templo de Zeus, desta maneira não poderiam ser trocados por escudos de menor peso.
Os jogos Olímpicos eram supervisionados por juízes, os helanócides (“juízes dos Helenos”). Estes juízes eram oriundos do seio da nobreza de Élide , ,sendo escolhidos a sorte dez meses antes do inicio do festival ; o número de juízes variou ao longo dos tempos . Os juízes eram responsáveis pelo envio dos arautos . Deveriam também garanti o bom estado dos edifícios dos santuário e garantir o policiamento e segurança