trab
a) Em que processo revolucionário as ideias iluministas estão inseridas?
Na revolução cientifica.
b) Qual o pensador iluminista que defendia o principio da democracia direta como forma de contrato social?
Jean-Jacques Rousseau.
2. Em relação a revolução industrial, explique as mudanças introduzidas no sistema fabril que provocaram consideráveis alterações no processo produtivo e no cotidiano do trabalhador inglês.
O sistema fabril foi caracterizado pelo aparecimento de fábricas que utilizavam máquinas no lugar de ferramentas e substituíam gradativamente a força motriz humana por outras. Criaram-se novas necessidades de consumo; os novos produtos e a redução dos custos de produção dos já existentes ampliaram o mercado consumidor. A aceleração do crescimento econômico, marcada pelo investimento de capitais em tecnologia visando maior produtividade. Contudo a maior mudança foi a manufatura têxtil. A produção de tecidos de algodão articulou-se a rede ultramarina, fornecendo s mercadorias que seriam trocadas por escravos africanos.
3.
“Estudo anterior sobre a implantação da republica mostrou a nula participação popular em sua proclamação”. (JOSÉ MURILO DE CARVALHO).
A afirmação acima inicia um profundo estudo sobre a formação do imaginário republicano brasileiro, no final do século XIX, quando o extravasamento das visões de republica sai do campo acadêmico e vai para o chamado mundo extra-elite. Tomando por base esse processo:
a) Explique de que forma se opera esse extravasamento das visões de republica no mundo extra-elite, na disputa pelo imaginário republicano.
Esse extravasamento foi feito através de sinais universais, de leitura mais fácil, como as imagens, as alegorias, os símbolos, os mitos. Um confronto de símbolos, em busca da conquista do imaginário social que é importante em momento de mudanças politicas e social, em momentos de redefinição de identidades coletivas. Entre os vários símbolos,