Carla Persa
Língua persa A língua persa , também conhecido como parse ou pársi, é um idioma do subgrupo das línguas iranianas por sua vez pertencente ao ramo indo-iraniano da grande família indo-europeia.
É principalmente falado no Irã e pela diáspora iraniana, no Afeganistão onde é oficialmente denominado dari e no Tajiquistão, onde é denominado tajique.O persa também é falado por minorias no Iraque, Uzbequistão,Turquia,Emirados Árabes Unidos, Bahrein entre outros.
É definido pela maior parte dos linguistas como uma continuação do persa médio, a língua literária e religiosa oficial do Império Sassânida, que por sua vez sucedeu o persa antigo, língua do Império Aquemênida.O persa é uma língua pluricêntrica, e sua gramática é semelhante à de muitos idiomas europeus contemporâneos. A língua persa foi o principal meio de difusão para as contribuições literárias e científicas na metade oriental do mundo islâmico.
O persa teve uma influência considerável nos idiomas vizinhos, especialmente nas línguas turcomanas da Ásia Central, Cáucaso e Anatólia, nas línguas iranianas vizinhas, bem como no armênio, árabe e outros. Também influenciou alguns idiomas da Ásia Meridional, especialmente o urdu, bem como, em menor escala, o hindi, o punjabi, o sindi, o saraiki, o sylheti e o bengali.
Classificação
O persa pertence ao grupo ocidental do ramo iraniano das línguas indo-europeias, que também inclui o curdo, o mazandarani, o gilaki, o talysh e o balúchi. A língua está no grupo iraniano do sudoeste, juntamente com as línguas larestani e luri, e o tat, variante do persa falado no Cáucaso.
Nomenclatura nos idiomas ocidentais
Persa, o nome mais utilizado para se referir ao idioma em português, é uma forma derivada do latim *Persianus < latim Persia < grego Πέρσις, Pérsis, uma forma helenizada do persa antigo Parsa. De acordo com o Dicionário Houaiss, o termo "persa" como nome do idioma foi atestado pela primeira vez no português em 1525; já parse e pársi foram usadas pela