O Relações-Públicas e seu espaço no mercado
O Relações-Públicas e seu espaço no mercado
Aluna: Raphaela Valiñas Martorano
Rio de Janeiro
Agosto/2014
As Relações Públicas é a profissão/atividade que constrói e harmoniza relacionamentos entre as organizações, seus públicos alvos e a sociedade. Estes três elementos devem ser aceitos e executados mutuamente. O profissional de relações-públicas, obrigatoriamente, deve ser registrado no Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. Trata-se da única profissão da área de comunicação que possui um código de ética e um Conselho Profissional. Já a atividade de RP pode ser praticada por publicitários, jornalistas, administradores, sociólogos e outros que profissionais que incorporam a chamada comunicação integrada ou o marketing de relacionamento.
O mercado de trabalho nesta área está em alta em todo o mundo. No Brasil, são inúmeras oportunidades na gestão dos relacionamentos das organizações com seus mais diversos públicos e com a sociedade. Empresas como a Vale e a Petrobrás já ganharam diversos prêmios internacionais de Relações Públicas.
É função do relações-públicas oferecer o pleno atendimento aos públicos das organizações – em todas as suas necessidades –, desenvolver um planejamento para que a imagem da marca seja positiva, solucionar os desafios da comunicação institucional, os temas sensíveis das corporações e apresentar o lado positivo das questões. Partindo deste princípio, o profissional pode atuar nas empresas privadas, públicas e no terceiro setor. Assim, ele poderá atuar desenvolver diversas atividades como as da comunicação interna e externa, assessoria de comunicação, coach, dentre outras.
A comunicação interna tem algumas vertentes: motivar, estimular e diferenciar os componentes de uma organização; instruir os trabalhos e procedimentos da empresa; visualizar a companhia de forma estratégica; analisar o mercado em que está inserida; dentre outras. Segundo Juarez Bahia, a comunicação