Granulometria
Granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
A tamisação ou peneiração é um dos métodos mecânicos existentes, para separar sólidos ou partes de uma substância sólida que apresente grãos com dimensões diferentes ou para desfazer pequenos aglomerados de substâncias que por qualquer razão apresentam alguns bocados compactos, quando deviam se apresentar na forma de pó.1
A tamisação serve também para determinar a granulometria de uma substância sólida, isto é, permite determinar o tamanho dos grãos da substância. Por esse motivo existem tamises com diferentes tamanhos de abertura da malha.A tamisação é uma das operações efectuadas na preparação de medicamentos manipulados.
O nome vem de tamises, que são peneiras muito finas utilizadas em laboratório. Peneirar uma substância também é muito comum para nós. Você deve ter visto muitas vezes, na sua casa, alguém (pode ser você mesmo) peneirar a farinha de trigo antes de preparar um bolo, para retirar a parte da farinha que está empelotada.
Os tamises antigos eram feitos de madeira e de uma rede. Atualmente estão a ser substituídos por tamises fabricados só por materiais metálicos.
OBJETIVO
Proceder a realização da granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica.
APLICAÇÃO
Produtos de origem animal, vegetal ou animal
PRINCÍPIO
Baseia-se na determinação das proporçoes com que as partúclas de diferentes dimensões entram na composição da