Montesquieu
PROFESSOR: ADÃO ROCHA RÊGO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
ANDREIA MARINHO
CARLA GIOVANNA
JULIANA MARTINS
MARLIANE NUNES
MONTESQUIEU – A TEORIA DA TRIPARTIÇÃO
CONDIÇÃO DE LIBERDADE
PALMAS
21 DE MAIO DE 2014
ANDREIA MARINHO
CARLA GIOVANNA
JULIANA MARTINS
MARLIANE NUNES
MONTESQUIEU – A TEORIA DA TRIPARTIÇÃO
CONDIÇÃO DE LIBERDADE
Trabalho apresentado na disciplina de Filosofia sob a orientação do Professor Adão Rocha Rêgo no curso de Serviço Social.
PALMAS
21 DE MAIO DE 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre Montesquieu, um grande político, filósofo e escritor francês. Ficou conhecido pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente aplicada em muitas das atuais constituições universais, na qual também iremos abordar sua importância.
Também iremos tratar das três formas de poder, e da principal obra de Montesquieu “Espírito das leis”, que aborda de forma ampla tudo que será apresentado a partir de agora.
BIOGRAFIA MONTESQUIEU
Montesquieu Nasceu em uma família nobre francesa. Estudou em uma escola religiosa de oratória. Após concluir a educação fundamental foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois Paris. Com a morte de seu pai em 1714, retornou para a cidade de Bordeaux, tornando-se conselheiro do parlamento da cidade. Nesta fase, viveu sobre a assistência de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte de seu tio, o barão de Montesquieu assume o titulo de barão, a fortuna e o cargo de presidente do parlamento de Bordeaux.
Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue. Tornou-se membro da academia de ciências de Bordeaux e, nesta fase, desenvolveu vários estudos sobre ciências. Porem após alguns anos nesta vida, cansou e vendeu seu titulo, resolveu viajar pela Europa. Nas viagens começou a notar o funcionamento da sociedade, os costumes e relações sociais e políticas.