Escalímetro
- Escala 1:125 (lê-se um por cento e vinte e cinco)
Essa escala é pouco usada, pois proporciona ao projeto uma redução muito acentuada, não permitindo a visualização perfeita de detalhes.
Nela, a cada cinco metros de parede no sentido horizontal, equivale no projeto um traçado de quatro centímetros, ou a cada dois metros e meio, a equivalência é de dois centímetros. - Escala 1:100 (lê-se um por cem)
Essa escala também é pouco utilizada, mais podemos vê-la em alguns projetos que não precisam ter muitas especificações técnicas.
A conversão nela é a cada metro, equivale a um centímetro. - Escala 1:75 (lê-se um por setenta e cinco)
É raro de se ver um projeto executado nesta escala, mais temos que conhece-la, para não nos atrapalhar quando vermos um projeto em que ela é utilizada.
Sua conversão é um pouco complicada, pois a cada dois metros e meio de parede, equivale no traçado em torno de três centímetros e três milímetros, por isso quase nunca é utilizada. - Escala 1:50 (lê-se um por cinquenta)
Essa é a escala mais usada e preferida por quase todos os Engenheiros, Arquitetos e Projetistas, pois proporciona um projeto desenhado no tamanho ideal para leitura e interpretação, levando-se em conta o tamanho do papel encontrado no comércio em geral para esse tipo de trabalho.
Nela, cada metro de parede no sentido horizontal, equivale a dois centímetros no desenho do projeto.
- Escala 1:25 (lê-se um por vinte e cinco)
Essa escala proporciona uma boa redução no desenho, permitindo uma maior visualização dos detalhes, mas ficando o projeto desenhado muito grande, causando a utilização de papel em tamanho extenso, daí sua pouca utilização.
Nela, cada metro equivale a quatro centímetros no desenho do projeto elétrico na planta baixa.
- Escala 1:20 (lê-se um por vinte)
O projeto desenhado nesta escala fica em tamanho desproporcional, dificultando, dificultando seu manuseio, transporte e arquivamento,