Como ler um escalimetro
Escrito por brandy alexander | Traduzido por marina costa Escalímetros podem ser muito confusos para os leigos
Ler um escalímetro, também conhecido como escala de engenheiro ou tri-escala, pode ser muito confuso para as pessoas em geral. Ter 3 réguas distintas, cada uma com pelo menos 4 escalas separadas, torna mais fácil cometer um erro de medição. Depois de aprender como e, por que, a régua é desse jeito, seu escalímetro se torna uma ferramenta inestimável, ajudando a decifrar desenhos de engenharia e arquitetura. Como desenhos em tamanho real seriam muito grandes, eles são reduzidos a escalas e traduzidos com escalímetros.
Nível de Dificuldade:ModeradaInstruções
O que você precisa?Você vai precisar de:
Escalímetro
1
Localize o lugar no seu diagrama que contém a escala do desenho. Esta informação deve estar discriminada abaixo do título "Legenda".
2
Determine se o desenho é arquitetônico ou de engenharia e selecione o escalímetro apropriado. Escalas de engenharia são lidas da esquerda para a direita e, devem ter escalas de 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:110 e 1:125. Já as arquitetônicas podem ser lidas tanto da esquerda para a direita quanto, da direita para a esquerda, sendo provável que sejam classificadas com escalas de 3/32, 3/16, 1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 3/4, 1, 1-1/2, 3 e 16.
3
Escolha a escala na régua que corresponde à escala do desenho. Escalas de engenheiro devem corresponder às de desenhos de engenharia e, escalas arquitetônicas devem corresponder aos desenhos arquitetônicos. Garanta que o desenho tenha sido impresso no tamanho correto, pondo a escala apropriada no desenho. Ambos devem ser correspondentes.
4
Meça uma linha no desenho, colocando a escala apropriada no início da linha, igualando ao 0 (zero) na escala e, fazendo uma leitura da régua, onde a linha termina. Se a escala nos desenhos diz que 0,3cm correspondem a 30cm, usando sua escala de arquiteto, selecione a régua rotulada 1/8. Se medir a