instalação de postos de combustíveis
A metrologia é formada pelas palavras métron (medida) + lógos (tratado), que quer dizer o estudo e descrição dos pesos e medidas de todos os povos. A metrologia está praticamente ligada a tudo no nosso cotidiano, afinal, ao ir a um supermercado e pedir 2 Kg de carne, estamos medindo o quanto de carne queremos. Para cada tipo de medição temos uma unidade relativa, ou seja, ao comprar carne a medimos através de quilos (kg), ao comprar leite o medidos através de litros (L) e assim por diante. Para cada medição existe o equipamento adequado.
A necessidade de se quantificar os objetos se faz necessário por vários motivos. Existem vários tipos de medidas, elas podem ser em peso, volume, altura, comprimento, vazão, profundidade, área e outros. É importante observar que para cada tipo de medição temos uma unidade de medida, ou seja, não podemos falar que um cachorro pesa 15 Litros ou que medidos a altura de uma pessoa e chegamos a medida de 1,80 m³.
Na ECOFAB as principais medições são de comprimento, largura, raio, diâmetro, volume, espessura de peças, altura e os principais equipamentos a serem utilizados serão trena, régua ou escalímetro, paquímetro e micrômetro. Nesta apostila também apresentaremos um pouco sobre geometria e alguns cálculos, tais como, peso de chapas, que está relacionado com área e a espessura de chapas, bem como, o cálculo de volumes de alguns tanques, que veremos logo adiante.
3. IMPORTÂNCIA
A medição dos objetos é importante para se saber o quanto existe, quanto foi usado, qual a medida, tudo isto serve para definir parâmetros de tamanho, quantidade, volume, espessura e outros. Comercialmente falando a importância de se medir os objetos dentro de uma empresa é para saber se o que foi comprado está de acordo com o que foi pedido e se o que foi produzido está de acordo com o que foi solicitado pelo cliente, fazendo com que a empresa não perca na compra e não venda aquilo que não combinou. É importante que a pessoa que