Poluição do ar e suas consequencias
O que é poluição?
A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil. A cada dia nos aumentamos a poluição do ar e da nossa Terra e é sobre isso que vamos falar:
Historia da poluição:
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos que vinham junto deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos da poluição do ar.
Consequências na saúde humana e na natureza:
As principais consequências da poluição do ar são o aumento da temperatura global que conduz ao efeito de estufa, as chuvas ácidas e a diminuição da camada do ozonio. O aumento da temperatura global tem como consequências o derretimento dos glaciares o qual provoca o aumento das águas dos oceanos. Saliente-se também as alterações climáticas e as consequentes de enchentes de muitos locais, que tem a consequência levar todo o lixo acumulado para as ruas e casas.
As chuvas ácidas resultam da combinação do dióxido de enxofre ou outros gases provenientes das indústrias com os vapores de água na atmosfera. Estas, quando atingem a superfície terrestre provocam a destruição das florestas, a corrosão dos monumentos, alteração das características